O Lactário Dr. Proença, que surge, na Guarda, pela iniciativa do escritor Nuno de Montemor, resolução dos amigos do Dr. António Augusto Proença, colaboração entusiástica da generalidade da população da Guarda e decisão criadora deste clínico humanista, foi instituído pelo Decreto-lei n.º 15.780 de 23 de Julho de 1928.
O Lactário Dr. Proença é presentemente uma instituição particular de solidariedade social reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública desde 14 de Março de 1990.
Situado bem no centro da cidade da Guarda, o Lactário Dr. Proença, que Nuno de Montemor considerava o seu melhor livro, é uma instituição de referência na história do apoio à infância. Integra actualmente creche e jardim-de-infância.

A - Enquadramento histórico

I. Lactário Dr. Proença: O Fundador, o Patrono e o objectivo

  1. O Lactário Dr. Proença, situado bem no centro da cidade da Guarda, tem origem remota na iniciativa do escritor Nuno de Montemor, pseudónimo literário do P. Joaquim Augusto Álvares de Almeida (1881-1964).
  2. Obra de natureza social por excelência, o Lactário Dr. Proença foi instituído em homenagem ao clínico Dr. António Proença, notável amigo dos pobres, particularmente das crianças mais desfavorecidas da Guarda, para dar resposta a necessidades de muitas mães no cuidado dos respectivos filhos.
  3. O Lactário Dr. Proença tinha, então, por objectivo «fornecer leite às criancinhas pobres da Guarda, …, e também aos velhos doentes, quando os rendimentos o consintam, e em nenhum caso será subsídio pecuniário.» (Primitivos Estatutos, Art. 4.º).
  4. De acordo com o espírito com que foi criado, o Lactário Dr. Proença, nas palavras dos estatutos actuais, «propõe-se desenvolver acções de apoio à infância, juventude e terceira-idade» (Estatutos, Art.º 3.º).

II. O edifício: uma obra de notável voluntariado na Guarda

  1. O edifício primeiro do Lactário Dr. Proença é um exemplo típico de um trabalho de voluntariado realizado na Guarda na terceira década do séc. XX (concebido em 1926, foi inaugurado em 1928), em que se conjugaram os esforços e a dedicação de operários, soldados do então Quartel de Infantaria 12, agricultores de aldeias próximas e o apoio financeiro de toda a população da cidade.
  2. O voluntariado continuou depois no exercício da actividade da instituição. Para além dos membros do Conselho de Administração a que presidiu até á morte Nuno de Montemor, ocorrida em 1964, é de salientar a actividade das chamadas «Madrinhas do Lactário» e o trabalho de vários ilustres clínicos que, graciosamente, deram o melhor da sua colaboração nos cuidados de saúde e higiene de crianças e mães.

III. Tempos conturbados da década de setenta

  1. Nos anos conturbados do período revolucionário após o 25 de Abril, o edifício foi ocupado por um partido da chamada «extrema-esquerda», vindo depois, durante alguns anos, a funcionar como sede da Cruz Vermelha Portuguesa.

IV. Década de oitenta e noventa

  1. Na década de 80 do século passado começa a situação a estabilizar-se e a Administração, acompanhando o evoluir da situação social do país e na fidelidade ao espírito com que o Lactário foi criado, começa a desenhar a sua reconversão em creche e educação pré-escolar, como, aliás, de algum modo, já estava previsto nos estatutos de 1928 (Art. 5.º).
  2. Na década de 90, para dar satisfação às novas necessidades emergentes no meio citadino, são construídos dois novos blocos contíguos ao edifício primitivo que também, para o efeito, teve que sofrer algumas adaptações.

V. Situação actual do Lactário Dr. Proença

  1. O Lactário Dr. Proença é hoje uma Instituição Particular de Solidariedade Social de apoio à infância, sendo frequentada anualmente por cerca de 100 crianças, na vertente de Creche e Educação da Infância, com um horário permanente de funcionamento das 07h30m às 19h00m.
  2. O Lactário Dr. Proença é ainda hoje uma instituição de referência e muito estimado na Guarda, dadas as condições históricas em que foi criado.
  3. Geograficamente o Lactário Dr. Proença situa-se hoje bem no coração do que podemos chamar Centro Cívico da cidade da Guarda, rodeado como está das mais diversas instituições e espaços sociais: Jardim José de Lemos, Guarda Nacional Republicana, Arquivo Distrital, Direcção de Finanças, Teatro Municipal da Guarda, Câmara Municipal, Museu Distrital, Polícia de Segurança Pública, Paço da Cultura, Tribunal, Centro Regional de Segurança Social, entre outras, o que lhe proporciona um enquadramento pedagógico diversificado.

B - Princípios da acção pedagógica - o projecto educativo

VI. Natureza e objectivos

  1. O Lactário Dr. Proença quer ajudar os pais a fazer desabrochar a personalidade de cada criança desde os três meses de vida até à sua entrada no primeiro ciclo da escola formal.
  2. O Lactário Dr. Proença orienta-se, na sua acção educativa, pelo ideal de uma formação integral e integrada e de um harmonioso desenvolvimento físico, afectivo, intelectual, moral e espiritual.
  3. No prosseguimento do seu objectivo, o Lactário Dr. Proença, para além das actividades curriculares formais, desenvolverá actividades de complemento curricular para as crianças de mais avançada idade, socorrendo-se, para o efeito, de serviços de especialistas externos. 

VII. Um projecto educativo na fidelidade às suas origens

  1. O Lactário Dr. Proença, herdeiro dos grandes valores humanistas que presidiram à sua criação, encara as suas raízes históricas como fonte de insondável riqueza inspiradora duma relação pedagógica que fomente a superação de eventuais desigualdades económicas, sociais ou culturais.
  2. Inspirado na pessoa e vida do seu Patrono, Dr. António Proença, o Lactário Dr. Proença orienta a sua acção pela ideia de serviço em favor da dignidade e dignificação da pessoa humano, designadamente nas situações de maior fragilidade.
  3. Tendo sido fundado por Nuno de Montemor, pseudónimo literário do Padre Joaquim Augusto Álvares de Almeida, o Lactário Dr. Proença, não sendo embora confessional, reconhece o Evangelho de Jesus Cristo como fonte de inspiração.
  4. Inspirado no serviço de tantos voluntários graças aos quais o Lactário Dr. Proença se impôs como modelo de solidariedade com os mais desfavorecidos, os valores da solidariedade estarão no núcleo da sua actividade vivendo-os no dia-a-dia e fazendo deles um ideal educativo para as crianças.
  5. Geograficamente situado no centro cívico da cidade da Guarda, o Lactário Dr. Proença adopta como referência simbólica o rico meio envolvente em que se insere procurando tirar partido dele quer como recurso pedagógico quer como elemento fundamental da vivência para uma futura cidadania activa e responsável.

VII. Um projecto educativo em acção: a comunidade educativa

  1. Na concretização do seu ideário educativo, o Lactário Dr. Proença espera poder contar com a indispensável colaboração de toda a comunidade educativa em que todos se sintam solidariamente responsáveis: pais e encarregados de educação, direcção, educadores, auxiliares de educação e restante pessoal, nunca esquecendo que as suas crianças, ontem como hoje, são a razão de ser desta histórica instituição.